A EPÍSTOLA DE
PAULO AOS ROMANOS
CAPÍTULO 9,10,11 – A ELEIÇÃO DE ISRAEL
TEXTO CHAVE: “DIGO pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum, porque
também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.”.
Romanos 11.1
VERDADE
TEOLÓGICA: “Deus predestinou o povo
da promessa, e todo aquele que se apossa da promessa pela fé faz parte desse
povo é predestinado com ele”.
Ioséias C. Teixeira
ESTUDOS DE
PREPARAÇÃO SEMANAL
Segunda-feira:
Rm 9
Deus é soberano
Terça-feira:
At 2.14-41
O plano soberano de Deus para salvação da humanidade.
Quarta-feira:
Rm 10
O homem é responsável
Quinta-feira:
Hb 3.7-12
O homem é responsável pelo seu destino.
Sexta-feira:
Rm 11
Todo Israel será salvo.
Sábado: Jó
42.1-6
Os planos de Deus não podem ser frustrados.
LEITURA
BÍBLICA CONGREGACIONAL
Romanos
11.1-6
1-DIGO pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum,
porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de
Benjamim.
2-Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o
que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo:
3-Senhor, mataram os teus profetas, e derribaram os teus altares; e só
eu fiquei, e buscam a minha alma?
4-Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil
varões, que não dobraram os joelhos diante de Baal.
5-Assim pois também agora neste tempo ficou um resto, segundo a
eleição da graça.
6-Mas se é por graça, já não é pelas obras: de outra maneira, a graça
já não é graça.
ELUCIDAÇÃO
TEXTUAL
Paulo considera mais detidamente se o fato histórico
da apostasia dos judeus e o consequente desamparo da parte de Deus resultam na
rejeição final e absoluta de Israel. Ele chega a uma conclusão negativa e
vibra, cheio de esperança, ao reafirmar o fato do remanescente fiel e de uma
eleição de entre eleitos. Depois, confia que, como os judeus contribuíram para
a conversão dos gentios, assim estes serão os agentes da conversão dos judeus.
O resultado do propósito divino será a inclusão de todos sob a graça (Cd-Rom Biblos).
INTRODUCÃO
Nossa lição abordará os planos de Deus para Israel e
seu papel no plano de redenção da humanidade. Veremos ainda a soberania de Deus
e a liberdade humana coexistindo
de forma misteriosa e inexplicável na Escritura, mas sem contradição.
Seja como for, os capítulos 9 a 11 de Romanos nos
ensinam que há um Deus Todo Poderoso que está no controle pleno da história e
que trabalha para a salvação do seu povo.
Que você seja edificado e abençoado nesta lição.
Boa aula.
I–DEUS É
SOBERANO (Rm 9)
Segundo o Manual Bíblico Vida Nova, Paulo não poderia
deixar de falar do privilégio que tanto judeus quanto gentios tinham recebido
de serem justificados pelo Senhor sem falar no lugar de Israel no plano de
Deus. Ele declara de forma enfática e emocionada a sua preocupação com os seus
patrícios judeus. Eles ocupavam um lugar de destaque nos propósitos de Deus no
passado. Tinham recebido a adoção, a glória, as alianças, a lei, as promessas,
a adoração no templo e os patriarcas (vv.1-5).
Tudo o que aconteceu na história da redenção deveu-se
à fidelidade de Deus à promessa feita a Abraão e a seus descendentes. O dilema
para Paulo era como Israel, como beneficiário de todas as bênçãos, pôde deixar
de receber e reconhecer o Messias prometido.
Paulo encontrou a resposta no fato de que Deus
escolheu Abraão, mas nem todos os descendentes de Abraão recebem a promessa
(9.6-13). O apóstolo está tratando aqui
da questão da soberania de Deus (vv.6-24). Ele não está abordando a questão da
predestinação de indivíduos para a salvação, mas da escolha soberana de Deus no
governo das nações com vistas a funções mundiais, de modo a trazer, por fim
todos subordinados a Si, embora a declaração forte do versículo 16 possa
incluir indivíduos, como outras passagens incluem (At 2.23; 4;28; 13.48; Rm
8.28-30). Cabe aqui uma citação do professor Henry H. Halley que parece muito
pertinente ao caso: “Como conciliar a soberania de Deus com a liberdade da
vontade humana não sabemos. Ambas doutrinas são claramente ensinadas na
Bíblia”. (Manual Bíblico de Halley, pg. 519).
Paulo afirma que Deus não é injusto por decidir
mostrar o seu poder para que seu nome seja proclamado na Terra (9.14-17). Por
sua soberania o Senhor escolheu Israel para servir aos seus propósitos. Somente
pela fé as pessoas são declaradas justas perante Deus. Aqueles que tentaram
fundamentar sua justiça sobre qualquer outra base tropeçam em Cristo, a pedra
de tropeço (9.27-33).
II–O HOMEM É
RESPONSÁVEL (Rm 10)
Na capitulo 10 Paulo explica que apenas um
remanescente de Israel creu no passado (9.27-29). Ao rejeitar Jesus Israel
estava seguindo um precedente aberto bem antes. O zelo dos judeus era
elogiável, mas, mesmo assim, errado (10.1-4).
Não havia e não há outra forma de ser aceito por Deus
senão mediante a fé em Jesus Cristo, que está ao alcance de todos (10.5-13).
Aqueles que creem com o coração e confessam com os lábios o senhorio de Jesus
sobre as suas vidas serão salvos (10.9,10). Contudo, as pessoas não podem crer
se não podem ouvir e não podem ouvir se não houver quem lhes pregue (10.14-21).
O triste é que Israel ouviu, mas mesmo assim não quis acreditar e rejeitou a
mensagem do Altíssimo (Manual Bíblico Vida Nova).
Deus não levou os judeus a rejeitar a Jesus. Eles o
fizeram por conta própria. É simplesmente uma questão de ouvir (vv.8-17). Os
judeus ouviram e voluntariamente desobedeceram (vv.18-21) (Manual Bíblico de
Halley).
É notável observar que enquanto no capítulo 9 Paulo
fala da soberana vontade de Deus quanto a Israel, no capítulo 10 ele aborda a
questão da liberdade de escolha de Israel quanto à pessoa de Jesus e da
necessidade de uma decisão pessoal e consciente de se crer e confessar Jesus
como Salvador e Senhor.
Embora seja impossível ao homem compreender com
exatidão como a soberania divina e a liberdade humana são compatíveis, não
devemos duvidar de nenhuma delas visto que a Escritura as ensina de forma muito
clara e a vida prova de forma evidente que todos somos livres para tomar nossas
decisões, mas todos estamos sujeitos à incógnita do amanhã porque ela pertence
ao Altíssimo.
III-OS
PLANOS DE DEUS NÃO PODEM SER IMPEDIDOS (Rm 11)
Continuando seu raciocínio Paulo passa a falar no
capítulo11 acerca da futura salvação de Israel, visto que Deus não desiste dos
seus planos e eles jamais se frustram (11.1-24; Jó 42.2). O apóstolo afirma que
a rejeição de Israel é temporária. Resultou na salvação dos gentios, mas virá o
dia em que todo Israel será salvo (v.26). Quando Israel rejeitou o Senhor a
oportunidade foi dada aos gentios, que foram enxertados na árvore (11.17-21).
Mas isso não deve ser motivo de orgulho para os gentios, mas de fruto da graça
e misericórdia de Deus (11.22-24).
Deus ainda tem um futuro e um propósito para Israel
(11.25,26). Os gentios são salvos por causa do endurecimento temporário da nação
judia, que perdurará até que o número completo dos gentios venha para Deus
(11.25). Depois disso todo Israel será salvo (11.26.27).
O apóstolo dos gentios termina esse bloco teológico
celebrando a Deus por sua infinita sabedoria ao revelar o Seu plano para judeus
e gentios (11.33-36).
Na verdade, aprendemos uma valiosa lição nesse trecho
da Escritura: ainda que não entendamos com perfeição os planos de Deus e ainda
que eles nos pareçam até mesmo incongruentes ou paradoxais, sempre resultarão
em bênção.
CONCLUSÃO
Romanos 9 a 11 ensina que Deus está no controle da
História e que nada pode frustrar os Seus planos.
Aprendemos que devemos confiar no Deus da História,
pois Ele está fazendo o melhor para todos nós e no final Ele será glorificado
por isso.
Descanse na certeza de que a sua vida não está
entregue ao acaso. Há um Deus no céu que cuida do Seu povo e trabalha para o
bem daqueles que nele esperam (Is 64.4).
GLOSSÁRIO
Patrícios – compatriotas, conterrâneos.
Paradoxais – contrários à lógica.
Incongruentes – contraditórios, incoerentes.
Olá irmão Ioséias paz do Senhor Jesus Cristo, tudo bem por aí varão valoroso?
ResponderExcluirLi seu estudo sobre Rm 9, 10 e 11 e tenho o mesmo entendimento.
Deus está no controle da história humana. Os gentios foram atraídos por Deus através dos judeus, e os judeus virão no final de tudo.
O ensino de Rm 9 - 11 está claríssimo com relação a adoção, eleição e rejeição de Israel.
Estou com este entendimento: Que Deus mostra sua soberania nas suas escolhas, mas permite a todos que se cheguem a Ele, contudo nem israelitas nem gentios serão salvos se permanecerem no pecado.
Deus não tem um povo de estimação, mas um propósito, e Israel foi escolhido para este propósito e qdo caiu, Deus não poupou nenhum deles, e que portanto Deus não faz acepção de pessoas, mas condena os que vivem no pecado.
Deus abençoe!