domingo, 14 de abril de 2013

Em Jesus somos livres de toda condenação


Texto: Romanos 8.1-11

Introdução:
Eu sempre fico indignado quando alguém comete algum crime e, pouco tempo depois, sai da prisão mediante o pagamento de uma fiança. 
Acredito que essa seja a mesma sensação de todos ou da maioria aqui. Mas o que será que sente a pessoa que recebe a liberdade?
A Bíblia diz que foi isso que Jesus fez por nós. Ele pagou o preço de nossa liberdade e aqueles que não receberam essa graça ficam indignados com nossa liberdade e alegria. Então nos julgam como loucos, fanáticos ou iludidos e pensam não precisar disso porque são bons demais.

Elucidação textual: O Espírito, mencionado apenas uma vez nos capítulos 1 a 7 (1.4), é mencionado aproximadamente 20 vezes no capitulo 8. Ele nos livra do pecado e da morte (vv.2,3), capacita-nos a cumprir a Lei de Deus (v.4), transforma a nossa natureza e nos concede para obter vitória sobre a nossa carne não redimida (vv.5-13), confirma a nossa adoção como filhos de Deus (vv.14-16) e garante a nossa glória final (vv.17-30).
O Espírito é o protagonista da transformação de nossas vidas.

Verdade teológica: Os que estão em Cristo não podem ser condenados porque andam no Espirito e não na carne.

Oração interrogativa: O que significa andar segundo o Espírito ou segundo a carne?

Oração transacional: Andar segundo o Espirito ou segundo a carne aponta para a nossa escolha de quem dependeremos.

1. Andar segundo a carne ou segundo Espírito é uma questão de escolha.
   * Não há condenação para aqueles que estão em Cristo. Ou seja, que pela fé escolheram crer no sacrifício de Jesus feito em seu favor no Calvário (vv. 1,2).
   * Não sabemos como a Bíblia combina a predestinação e o livre arbítrio, mas sabemos que ambas são realidades espirituais ensinadas na Escritura.

2. Andar segundo a carne significa escolher depender de si mesmo.
   * A salvação e a santificação não são uma questão de obedecer a um conjunto de instruções, mas depender do Espirito Santo que habita em nós para nos transformar de dentro para fora.
   * Andar segundo a carne é confiar em si mesmo ao invés de em Deus - "Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!" (Jeremias 17:5 ARC).

3. Andar segundo o Espírito significa escolher depender da graça de Cristo.
   * É saber que apesar de nossa natureza pecaminosa (carne), cremos pela fé e recebemos o Espírito Santo em nosso espírito e ele nos capacita a cumprir a lei de Cristo.
   * "A palavra 'porquanto' apresenta a razão de não haver condenação para o cristão; o Espírito substitui a lei, que produzia somente o pecado e a morte (7.5,13), por uma nova lei simples, que produz vida: a lei da fé (3.27), ou mensagem do evangelho". (Bíblia de Estudo MacArthur, pg. 1506).
   * Andar segundo o Espírito significa viver pela fé em Jesus revelada no evangelho. Portanto, não há nenhum necessidade de nos justificarmos, pois Deus, através de Jesus, já fez isso (v.34).

Conclusão:
A fé em Jesus nos leva a confiar inteiramente na sua graça. Por causa da graça não precisamos ficar nos justificando diante dos homens, mostrando o "quanto somos bons". 
Na verdade, aqueles que estão em Cristo sabem que não possuem méritos em si mesmos e não ficam comparando suas vidas com as de outras pessoas para ressaltar sua "justiça própria", senão para frisar a justiça de Jesus Cristo em seu favor.
Ninguém pode nos condenar não porque nos tornamos pessoas infalíveis e perfeitas, mas porque, a despeito de nossas falhas, Cristo nos perdoou de todos os pecados e nos declarou justos pela sua graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário