terça-feira, 2 de novembro de 2010

A Apologética dos Milagres

A Questão dos Milagres Hoje


Sempre se levanta a questão se a igreja moderna pode desfrutar do mesmo poder de realizar milagres como ocorria no início do NT. Deve-se considerar que Deus é onipotente e pode capacitar os seus para realizar milagres hoje. Apesar de estar claro pela história que Deus parou de operar através de “sinais” no final do NT, os milagres continuam acontecendo. Ocorrências bem comprovadas de curas milagrosas aconteceram e continuam acontecendo em nossos dias. Entre o povo das tribos, estes milagres serviram para comprovar a mensagem e o mensageiro, em sua primeira apresentação do Evangelho. Naquelas mesmas tribos os milagres aparentemente não ocorreram com tanta freqüência depois que a igreja se estabeleceu. Isto não significa que os milagres não ocorreram ou não ocorrerão sob outras condições.

O dom de realizar certos tipos de milagres está sempre relacionado à condição espiritual da igreja, e é confirmado que se a igreja dos nossos dias fosse mais espiritual, ela poderia exercer os dons como fez a igreja do primeiro século. Veja, entretanto, que a igreja de Corinto estava exercendo os preciosos dons, mesmo vivendo em uma condição carnal. Além disso, 1 Coríntios 12 deixa claro que nem todos recebem do precioso Espírito os mesmos dons, mas são dados dons variados aos diferentes membros do Corpo de Cristo. Aparentemente, os dons são concedidos de acordo com a soberana vontade de Deus, e não necessariamente de acordo com a espiritualidade do vaso (veja Dons Espirituais). Deve-se lembrar que alguns dos homens mais espirituais na Bíblia Sagrada - como, por exemplo, Abraão e João Batista (que foi cheio do Espírito desde o ventre materno) - não realizaram milagres. E o apóstolo Paulo nem sempre realizou milagres; lembre-se de que ele deixou Trófimo doente em Mileto.

Fica claro pelas Escrituras, que a realização dos milagres apostólicos em geral está relacionada a um programa ou cronograma Divino. Pode muito bem ser que alguma outra grande manifestação de milagres ocorra nos últimos dias antes da volta de Cristo. No Sermão do Monte das Oliveiras, o Senhor Jesus Cristo profetizou que falsos profetas e cristos realizariam milagres, e seriam tão astutos que, se fosse possível, enganariam até os próprios escolhidos (Mt 24.24). Outras indicações semelhantes podem ser encontradas em 2 Tessalonicenses 2.9 e Apocalipse 13.12-15 (cf Mt 7.21-23). Se no plano de Deus as falsas operações de milagres deverão ser neutralizadas, podemos presumir que Deus permitirá aos crentes uma nova demonstração apostólica de sinais Divinos e maravilhas com esta finalidade específica.

Jamais nos esqueçamos de que o Senhor é o mesmo ontem, hoje e eternamente, e assim busquemos, recebamos e desfrutemos os seus milagres hoje.



Fontes Não-Cristãs de Poder para Operar Milagres

Já observamos que, no final dos tempos, os milagres serão realizados pelo poder demoníaco. Podemos presumir que o trabalho de Simão, o mágico; e Elimas, o encantador, deveriam ser classificados na mesma categoria (At 8.9-24; 13.6-12), assim como no caso dos mágicos egípcios que competiram com Moisés (Êx 7–8). Para uma discussão sobre esse assunto veja a obra de M F. Unger, Biblical Demonology.

9 comentários:

  1. Mligres hoje,não é tão frequente, mais penso que deveria ser, pois assim como foi dito nesta matéria, o nosso Deus não mudou e nem mudará.
    Que o inimigo pode realizar milagres para enganar a muitos é verdade, mais tambem tem muitos usando a Palavra de Deus para enganar as pessoas e se darem bem.
    O diabo é astuto, mais quem se alimenta da verdadeira Palavra de Deus não se deixa enganar, seja com feitos milagrosos ou palavras falsas.Os milagres aumenta nossa fé em um Deus do impossível.
    Infelizmente não tem sido frequente, talvez por falta de oração e comunhão intima com Deus por parte da igreja nos dias de hoje. Há muito superficialismo e
    pouca intimidade com Deus.
    Mais eu acredito num Deus de milagres um Deus do impossivel, e que ainda hoje quer usar os seus servos para operar milagres, principalmente o milagre da salvação, que possamos nos colocar na brecha, para que através de nós os milagres pode acontecer.

    Pb. Elias lopes 2ºano CEFORT

    ResponderExcluir
  2. Mligres hoje,não é tão frequente, mais penso que deveria ser, pois assim como foi dito nesta matéria, o nosso Deus não mudou e nem mudará.
    Que o inimigo pode realizar milagres para enganar a muitos é verdade, mais tambem tem muitos usando a Palavra de Deus para enganar as pessoas e se darem bem.
    O diabo é astuto, mais quem se alimenta da verdadeira Palavra de Deus não se deixa enganar, seja com feitos milagrosos ou palavras falsas.Os milagres aumenta nossa fé em um Deus do impossível.
    Infelizmente não tem sido frequente, talvez por falta de oração e comunhão intima com Deus por parte da igreja nos dias de hoje. Há muito superficialismo e
    pouca intimidade com Deus.
    Mais eu acredito num Deus de milagres um Deus do impossivel, e que ainda hoje quer usar os seus servos para operar milagres, principalmente o milagre da salvação, que possamos nos colocar na brecha, para que através de nós os milagres pode acontecer.

    Pb. Elias lopes 2ºano CEFORT

    ResponderExcluir
  3. Eu creio em um Deus onipotente, que operou milagres no passado e continua operando na atualidade, porém,qual tem sido o propósito dos milagres hoje. Persebemos que os milagres no início do NT.Fazia com que o nome do Deus Altíssimo fosse glorificado, e hoje na igreja moderna vemos uma multidão correndo atrás de sinais, glorificando e exaltando a criatura mais do que o Criador. A Bíblia nos ensina que os sinais seguirão os que crerem (Mc. 16.17). Diante dessas declarações temos que nos perguntar, quem tem operado milagres onde as estrelas e pop star tem tomado o primeiro lugar, Deus não divide sua glória com ninguém. O maior milagre que eu vejo na igreja na atualidade é quando um pecador reconhece o sacrifício da cruz e aceita Cristo como Salvador da sua alma. Portanto, que estejamos buscando a Cristo de todo coração sabendo que ele continua o mesmo Deus que operou poderoso maravilhas no passado continua oprando hoje. Graça e paz
    Pb. Clesio Faria 2º Ceforte

    ResponderExcluir
  4. Como podemos ver, o ponto de partida para falar de milagres é na verdade um dos pontos que tem sido deixado de lado na maioria das discussões: DEUS É QUEM OPERA TUDO EM TODOS.
    Milagre é um ato realizado por um ser que é superior a tudo e a todos,superior a morte, as enfermidades, calamidades e etc. Este ser superior não se limita pelo tempo, o mesmo Deus que realizou milagres no passado é o mesmo hoje e será para todo o sempre.
    Quanto ao fato mencionado de Deus não operar milagres no final do novo testamento, isso não necessáriamente prova que Ele não realizava mais milagres, mas apenas que esses milagres que agora eram operados por Deus através de homens e mulheres fracos e falhos, não tinha a necessidade de serem relatados, ao contrário dos evangelhos, visto que para o ministério de Jesus Cristo era necessário a operação de milagres para que crescem nele. Como Ele mesmo mandou dizer para João Batista: diga para João tudo o que vocês tem visto. E então João teve certeza de que Jesus Cristo era o Messias.
    De fato os milagres não deveriam ser ligados a uma extrema pseudo-santidade, mas a uma vida de contrição e arrependimento, uma vida de renúncia de si mesmo e se colocando à disposição do Criador, DEUS USA QUEM ELE QUER,QUANDO QUER E COMO QUER, ele é SOBERANO. Afinal de contas Deus usa as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias.
    Outro ponto importante é que a igreja pentecostal principalmente, busca demais a operação de milagres sem julgar todas as coisas e reter o que é bom. Se deixam levar pelo emocional e infelizmente os falsos-profetas se aproveitam da boa fé de muitos e sua carência de todo tipo, para realizar prodígios. Isto já estava profetizado e tem acontecido verdadeiramente. Temos que preocupar com a salvação de almas e somente com os milagres, por isso os milagres não eram enfatizados pelos apóstolos do novo testamento, não era esse o objetivo de Deus e sim a salvação pela ação do sacrifício de Jesus Cristo, isso não quer dizer que os milagres não aconteciam.

    ResponderExcluir
  5. Deus não mudou,mas o homem sim,por isso muitos não conseguem ver o que Deus tem feito.outra coisa que tem feito com que muitos não ver o milagre de Deus são as lutas as pessoas tem deixado que elas sufocam-as, as preocupações com as coisas materias sendo que Jesus disse que os gentios tem falta delas.Se ligar-mos o rádio, a televisão, jornais e revitas ouvimos o mover de Deus,outro ponto principal é porque não realiza-los sendo que Jesus nos concedeu o poder para isso,pois os milagres realizados no passado muitos querem realizarem eu também desejo mas, devemos ter também as mesmas deposição para consagração de nossas vidas. Eu entendo que milagres eram com frequencia mas hávia sim um espaço de tempo entre eles.O maior milagre sempre foi de ganhar almas para Deus deveria ser a moir preocupação de todos nós,pois estamos vivendo num mundo onde as lutas espirituais são visíveis e invisíveis. isto está bem claro para cada cristão, quer queiramos ou não fomos escolhidos para nos colocar na bracha para ajudar as pessoas que sem perceber estão indo para p inferno este isto sim sempre foi conciderado o maior dos milagres e para que eles se realizam dependem de nós, com muita Palavra jejum e oração e santificação sem qual niguem verar ao Senhor.

    ResponderExcluir
  6. Graça e paz!
    Muitos foram os milagres que Jesus realizou e que continua realizando em nossas vidas, visto que milagre pra mim não é somente a parte física e sim também a cura espiritual.
    As pessoas hoje em dia só buscam milagres físicos por motivos egoístas, e não procuram a saúde espiritual( Jo 6;26)." Em verdade, em verdade vos digo: vós procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos saciastes".
    Quando Deus enviou Moisés ao Egito, ele lhe deu sinais milagrosos para provar que sua mensagem era realmente divina (Êxodo 4:1-17).

    As ações extraordinárias, milagres e sinais, foram-nos dados para vermos a manifestação da glória de Deus Pai e do Senhor Jesus .Em Jo 11;4 Jesus disse" Esta doença não é para morte , e sim para a Glória de Deus, para que o Filho seja glorificado por meio dela.

    Homens fiéis foram escolhidos para manifestar a glória de Deus em tempos passados; mas, este poder e autoridade continuam disponíveis aos santos dos dias atuais.
    Jesus também profetizou que cfalsos profetas realizariam milagres, e seriam tão astutos que se fosse possível enganariam até aos próprios escolhidos( Mt 24;24).
    Para isso temos o Espiríto Santo, que nos dá o discernimento e reconhecemos que o nosso Senhor é o mesmo de ontem , hoje e eternamente e podemos desfrutar dos seus milagres hoje.
    Sem. Kalet 2ºano.

    ResponderExcluir
  7. Pra nós o que é Milagre? Seria milagre somente cura física?Com certeza Deus não mudou ele é o mesmo ontem e hoje. Ele age de varias maneiras podemos ver isso claramente se colocarmos Antigo testamento e Novo testamento frente a frente , no antigo testamento ele realizou muitos milagres naturais envolvendo a natureza, realizou também curas com certeza, e no novo testamento com o povo doente fisicamente realizou muitas curas físicas e o que acontece hoje é que o mundo em que vivemos é um mundo doente espiritualmente. Se analisarmos o nosso contexto cientifico estamos bem a evoluído é lógico que ainda sim quando a limitação cientifica entra Deus promove o milagre para provar que por mas que sejamos evoluídos ainda sim existe um Deus mas evoluído ainda e que tem o domínio sobre tudo. Creio que as necessidades de hoje são outras, e Deus vendo isso não realizaria só milagres físicos sendo que a morte espiritual é fato. Então hoje há sim manifestação de milagres, o fato das pessoas serem libertas de seus vícios, de suas cadeias espirituais isso é milagre. Portanto Deus é e sempre será o mesmo ontem e hoje, e ele é mesmo que realiza o milagre espiritual e físico. Só ele pode todas as coisas.

    Sem. Talita Verônica
    CEFORTE – 2º Ano

    ResponderExcluir
  8. Deus é o mesmo ontem, hoje e será eternamente,se não existe milagres como antigamente Deus não é oculpado, pois a natureza deDeus é imutável,e sim a falta de fé do homem. Os milagres que ocorrem nos dias de hoje trazem dúvidas, pois a igreja não tem uma vida espiritual como a igreja do século I. Mas os dons são dados a igreja conformeconvém a Deus, pois Ele conhece a necessidade de cada um. Temos que crer,pois o milagre depende da fé,e Deus não muda. Busquemos a cada dia para que possamos desfrutar de seus milagres hoje,pois sem fé é impossivel agradar a Deus.

    ResponderExcluir
  9. Nos últimos anos temos visto em algumas igrejas uma “onda” de milagres que ficamos as vezes até mesmo estarrecidos, diante de tais situações, igrejas onde todos os dias tem milagres, e fico a me perguntar: Será que Deus só está nesta igreja? Ou o dom de realizar certos tipos de milagres só estão sobre estes pastores, apóstolos, bispos, etc.?
    Mas, diante de tais questionamentos e olhando para a palavra de Deus, vejo que o maior milagre na vida do ser humano é ter o espírito vivificado em Deus e alma curada, pois de que adianta ter a cura física e o interior, e o espírito está morto.
    Lembro-me de um caso de uma moça que minha sogra levava à igreja; a tal mal moça tinha em seus dois pés muitas feridas com pus e médico nenhum dava jeito, a moça começou então a fazer uma campanha na igreja e no final, no último dia da campanha ela já estava com seus pés curados para a glória de Deus.
    Este seria mais um testemunho em que a pessoa feliz, retornaria para contar o milagre, e possivelmente com uma cura dessas, pensamos: “se entregaria a Cristo”, pois foi totalmente que ela fez, recebeu o milagre e não voltou nem para agradecer; ou seja, saiu com o físico curado, mas continua com o espírito morto.

    Seminarista Fernando Júnior - 2º ano - CEFORTE

    ResponderExcluir