terça-feira, 23 de novembro de 2010

Defendendo a fé com lógica e coerência.

Fazer apologética é função fundamental na vida de qualquer cristão autêntico, até porque somos constantemente desafiados em nossa fé.
Para que possamos defender a fé é preciso que usemos de violência na argumentação contra aqueles que nos questionam. Contudo essa violência não é referente ao nosso tom de voz ou gestos, mas à força do nosso argumento. Se não formos fortes em nosso argumento nossos oponentes não se darão conta do absurdo de sua posição.
Quando, por exemplo, alguém nos pergunta: "Se Deus existe e é bom, então por que há tanto mal na terra?" Muitos crentes são tentados a começar a responder sem avaliar a incoerência que essa pergunta contém e deixam o incrédulo com um sorriso no rosto como se a sua pergunta fosse a mais inteligente da história. Porém vejamos.
Em que o fato de haver diversos males na terra anula a existência e a bondade de Deus? O fato de um filho ser um bandido incorrigível anula a honradez e a honestidade do seu pai? Ou um filho que se torna homossexual anula a masculinidade do seu pai?
Na verdade, a pergunta acima não passa de uma tremenda idiotice sem nenhuma lógica.
Conta-se uma história em que um barbeiro cortava o cabelo de certo cliente e sabendo que ele era cristão lhe  fez o seguinte comentário: "Sabe, enquanto eu vinha para cá vi muitas pessoas sofrendo, crianças abandonadas, famílias sem um teto, e males diversos; então concluí: se Deus existisse essas situações de sofrimento não seriam uma realidade". Depois de pensar um pouco o cliente cristão lhe respondeu: "Sabe, também cheguei a uma conclusão. Você não é barbeiro!" O homem ficou assustado e perguntou o por que de tal afirmação. O irmão lhe respondeu: "enquanto eu vinha para cá vi muitas pessoas cabeludas e barbudas e isso me fez pensar: esse homem não é barbeiro, senão essas pessoas não estariam assim". Então o homem assustado lhe retruca: "Ora, é claro que sou barbeiro! Se essas pessoas vierem até aqui eu farei a barba e o cabelo delas." Então o irmão chega onde queria e lhe afirma: "O problema do mal na terra segue o mesmo princípio. Se os homens se voltarem para Deus também terão suas vidas mudadas para melhor, mas enquanto estiverem distantes do Altíssimo é apenas o mal que sofrerão".
Embora a história acima possa lhe parecer simples ela ensina uma lição fundamental; imagine como seria o mundo se todos decidissem viver em conformidade com os ensinamentos do Senhor Jesus resumidos em seus dois mandamentos fundamentais: amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Responda a si mesmo, quantas mortes seriam promovidas por mãos humanas? Quantas crianças ou adultos passariam fome? Quantas famílias estariam sem casa? Quanta violência seria praticada?
A resposta a essas perguntas e a outras que poderíamos fazer seria uma só: nenhuma. Pois quem ama ao próximo não mata, não abandona e não agride, mas promove a vida, acolhe e protege.
A verdade é que a humanidade vai de mal a pior por desprezar a Deus e à sua vontade; inclusive muitos cristãos professos não cultivam essa realidade em suas vidas.
O mal na Terra não é uma questão da existência ou não de Deus e do seu caráter bom, mas do afastamento da humanidade desse bondoso Criador.
Pastor Ioséias.
  

8 comentários:

  1. Seminarista Clesio 2º ano
    Shallon, obsrevamos que a violência tem aumentado a cada dia, seria por falta do amor e bondade de Deus. Precisamos entender que o fato da violência e a falta de amor ter aumentatado não descredencia Deus em nada, os acontecimentos eminentes no Rio seria por falta da bondade de Deus? Não. O que tem acontecido com a sociedade é que não estão observando os preceitos do Senhor, e as pessoas não estão tendo amor próprio e como poderiam amar o próximo.
    Mas a Palavra do nosso Deus nos ensina que devemos amar o nosso próximo, porque o amor procede de Deus e aquele que não ama não conhece a Deus (I Jo.5.7). E é justamente essa falta de amor que tem gerado tanta violência na face da terra, mas o amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconveniente, não procura seus proprios interesses, não se exaspera, não se ressente mal, não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta o amor jamais acaba (I Co. 13.4-8). Com tudo isso persebemos que o homem esta cada vez mais distante de um Deus de amor e misericórdia, por isso ten-se tantos males na terra é preciso se aproximar de Deus para desfrutar do seu perfeito amor.
    Pb Clesio 2º ano Ceforte- Turma: Menina dos olhos de Deus. 2010

    ResponderExcluir
  2. A Palavra a ser transmitida é a revelção do conhecimento e da vontade de Deus; todos os povos raças e dominios devem ouvi-la e nós temos a grande responsabilidade de divugá-la. O Senhor transmite a sua Palavra atrás de nós,mas precisamos de poder para anuciar a Palavra. Muitos tem recuado tem se perdido diante de perguntas feita por pessoas em busca da verdade e outros que simplismente por querem testar nosso conhecimento. devemos estar preparados para responder-los.Quando fala que temos responder com violência significa que devemos sermos firmes com nossas respostas diante das perguntas que for feita a respeito a Palavra de Deus.Para respondermos qualquer pergunta com covicção precisamos primeiro crer e termos a certeza, para isso é preciso ficarmos bem informados a respeito de Deus. As pessoas estão cada vez mais ditante de Deus por isso o amor de muitos tem se esfriados, mas aquele que tem Jesus é preciso fazer o o Apóstolo falou que devemos fortalecer no Senhor e na força do seu poder e estarmos preparado para responder a qualquer quer perguntar a razão da nossa fé.É necessario deixar claro aos que nos questiona que o mal existe, mas devemos apresenta-los o todo poderozo dando assim a esperanças Rm. 15:13 Ora o Deus de esperaça vos encha de todo gozo e paz em crença,para que ambundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.


    ELENICE TOLEDO- Segundo ano- turma Menina dos olhos de DEUS

    ResponderExcluir
  3. A maioria das religiões que dominam o mundo , diferente do cristianismo conduz a mentira como se fosse uma verdade plena, eles defendem suas ideologias , seus pensamentos com toda convicção e força que há em seu ser. Por que nós Evangélicos , seguidores de Cristo , portadores da verdade somos diferentes? Quando somos questionados sobre o caráter do nosso Deus, fraquejamos em nossas palavras e em nossos argumentos caem por terra e perdemos muitas vezes a oportunidade de salvar aquela vida que estar cega por concepções malignas. Temos a resposta para tudo o que esta acontecendo e precisamos falar, precisamos usar a apologética com ousadia e convicção, com violência em nossas palavras para ganhar essas almas para Cristo.
    Sem. Talita Verônica
    CEFORTE – 2º Ano

    ResponderExcluir
  4. Defender a fé com lógica e coerência é algo que tem sido feito muito pouco ou absolutamente nada no séc. 21; muitos têm se calado diante de perguntas e questionamentos, mostrando-se incapazes de defender a sua fé e a batalhar por ela, ao contrário de como nos disse o irmão Judas V. 3 “tive por necessidade escrever-vos os batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos”.
    A fé descrita neste versículo, significa o evangelho proclamado por Cristo e os apóstolos. É a verdade estabelecida e inalterável, comunicada pelo Espírito Santo.
    A palavra “batalhar” (Gr. epagonizamai) descreve a luta que o crente fiel deve travar na defesa da fé, significa literalmente “contender”, “estar sob muita pressão”, ou “travar uma luta”.
    Devemos esforçar-nos ao máximo na defesa da Palavra de Deus e da fé segundo o NT, mesmo se isso nos for custoso e agonizante; para concluir, lembrei-me de algo que aconteceu com meu irmão chamado Neemias, quando este tinha 6 anos e estava no colégio. Durante a aula a professora o questionou o porquê de ser evangélico, aquele menino com toda sua inocência e diante de uma pergunta intrigante, aparentemente sem resposta, usado pelo Espírito Santo disse assim à professora: Tia, existem duas verdades, a 1ª é que existe o céu e o inferno e a 2ª é que se a senhora aceitar Jesus Cristo a senhora vai para o céu o contrário disso, é que a senhora vai para o inferno; a professora abismada diante de tal declaração mandou chamar minha mãe pra conversar, minha mãe falou de Jesus para aquela mulher e foi a favor do meu irmão, no final das contas aquela professora reprovou o meu irmão. Uma verdade que confronta, um evangelho que constrange à ponto de querer mudança é o que nós temos que levar. Aquela professora nunca mais esquecerá a verdade uma vez dita a ela, e se não se arrepender será indesculpável diante de Deus.
    Que deus nos abençoe.
    Pr Ioséias parabéns pelo artigo.
    Fernando Júnior – 2º Ano CEFORTE

    ResponderExcluir
  5. A paz do Senhor, concordo quanto a defender nossa fé usando argumentos violentos, pois os não cristãos estão realmente usando perguntas violentas e esta conseguindo intimidar muitos cristãos , que preferem se esconder dentro de uma concha, usando de uma forma errada as palavras do Apóstolo Paulo, quando ele diz para evitarmos discussões vãs. Na verdade o mundo hoje esta violento em suas teorias, filosofias, tentando assim empobrecer a Palavra de Deus.
    Temos que entender que estamos em uma guerra, e nesta as vezes a melhor defesa e o ataque, por isso que em Efesios ¨6:10... nos ensina que temos a nossa disposição a armadura completa de Deus,inclusive a Espada do Espírito que é a Palavra de Deus, uma espada não foi feita para defender, o escudo sim mas a espada foi feita para atacar e atacar com violência, para darmos o golpe perfeito.O melhor ataque é aquele que não se espera, mostrando que este Deus é bom, e amor e que amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para nos dar vida e vida em abundância, porem muitos estão fazendo com na história do barbeiro, não estão indo até Ele , para que este amor seja demonstrado na sua plenitude.
    Que Deus nos abençoe.
    Seminarista Elias Lopes 2º ano / CEFORT.

    ResponderExcluir
  6. seminarista marcos raimundo,hiper nike a cada dia a humanidade tem provado e sentido que a biblia tem razao ha respeito do que iria acontecer nos ultimos dias aonde o Senhor Jesus o Cristo no evangelho de mateus cap 24 revelou o que aconteceria e a falta de amor tem soado uma voz e alta e so homem olha em volta de si vai ve o bem tudo aquilo que o todo Poderoso deixou no homem e no planeta terra paulo em sua carta aigreja de roma fala que os homem clamam pela revelaçao do filhos de Deus,se eles clamasem a Deus certamente o Senhor os responderias temos que aproveita que o sol da justiça ainda esta com seu raios clariando o nosso planeta.(a nossa vida)

    ResponderExcluir
  7. Um argumento forte, é essencial pode nos fazer entendido pelos nossos oponentes, retribuir-lhe com uma pergunte em cima de uma feita por ele pode ser interessante para defendermos nossa fé, não podmeos esquecer, que a Biblia é o nosso manual de fé, regra e prática. Não podemos mostrar insegurança quanto a nossa posição, temos que estar convictos e convencê-los com nosso argumento. A história do barbeiro é um exemplo simples, porém interessante e bem colocado.
    O mal existe realmente, e isto jamais anulará a bondade de Deus, o culpado é homem. É necessário que o homem se achegue a Deus, com temor e tremor para aniquilarmos todo obra do mal, pois Deus é amor e a vontade dele é que ninguem se perca. Defendamos a nossa fé, e não a nossa religiosidade, ou denominação, mas sim a nossa fé em Cristo Jesus, aquele que é autor e consumador da fé.

    ResponderExcluir
  8. A paz do Senhor!
    È necessário que tenhamos convicção de Quem e como estamos servindo à Deus. A intimidade com Deus e o conhecimento da Palavra de Deus, nos faz boca de Deus para com a humanidade que está sedenta e faminta, elas procuram respostas para aquilo que vêem, pois não conhecem a Palavra, não conhece os atributos de Deus e acham que tudo isso que vem acontecendo( mal) seria por falta de amor Dele.
    É aí que nós, que desfrutamos da bondade de Deus teremos convicções claras de responder à estas questões que vem acontecendo neste mundo.
    Deus jamais forçaria as pessoas a escolherem o bem ou o mal, porque a liberdade forçada seria uma contradição à sua Palavra, Ele então aniquilaria o livre-arbítrio.
    Vemos roubos, crimes e violência diariamente em todas as partes do mundo, o homem tem destruído, envenenado e pervertido a ponto de tornar predadores um dos outros, em vez da amar uns aos outros.
    Tudo isso é mal e Deus não está nessas coisas, porque o mal é simplesmente a ausência de Deus.
    Tudo acontece porque o homem tem a capacidade de livre escolha entre andar na luz ou nas trevas, servir o Bom ou o mal.
    O desejo de Deus sempre foi reconciliar o homem, e lhe ofertar a salvação para eternidade, porque o Pai o ama como a menina dos seus olhos, e antes preparou um plano para resgatá-lo do pecado e da morte. O próprio homem tem dado as costa para Deus.
    "Bom e reto é o Senhor, por isso, aponta o caminho aos pecadores"-Salmo 25:8
    Que Deus abençoe à todos! Amém

    Kalet 2ºano

    ResponderExcluir