tEXTO: Tiago 3.1-12
- Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor.
- Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo.
- Quando colocamos freios na boca dos cavalos para que eles nos obedeçam, podemos controlar o animal todo.
- Tomem também como exemplo os navios; embora sejam tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um leme muito pequeno, conforme a vontade do piloto.
- Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha.
- Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno.
- Toda espécie de animais, aves, répteis e criaturas do mar doma-se e é domada pela espécie humana;
- a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero.
- Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
- Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim!
- Acaso pode sair água doce e água amarga da mesma fonte?
- Meus irmãos, pode uma figueira produzir azeitonas ou uma videira, figos? Da mesma forma, uma fonte de água salgada não pode produzir água doce.
Introdução
A
palavra tem um poder enorme. A Bíblia dá muita ênfase à questão da palavra dita
com sabedoria ou sem ela; sobretudo no livro de Provérbios. Contudo, a história
Bíblica de Doegue, o fofoqueiro, que levou uma traiçoeira informação a Saul, insinuando
falsamente que o sacerdote Aimeleque estava conspirando com Davi contra Saul e
levou o rei a se envenenar por sua mentira e a matar todos os oitenta e cinco
sacerdotes de Node pelas mãos do próprio Doegue, visto que os soldados de Saul
se negaram a cometer tal crime (1Sm 21.1-9; 22.6-19). Por causa de uma mentira
homens inocentes foram mortos.
Em
contrapartida, a Bíblia também ensina que nós, homens e mulheres, devemos usar
nossas palavras para animar e fortalecer os outros.
“falando entre si com salmos, hinos e cânticos
espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor,” Efésios
5:19.
“O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que
está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu
coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração”. Lucas
6:45
Elucidação Textual
Nesta
perícope o pastor Tiago aborda a questão do uso da língua.
Ele
começa exortando as pessoas a que não busquem posições de ensino e liderança
porque serão cobrados de forma mais rígida. Ao dizer que não se deve buscar,
Tiago não está desanimando as pessoas à liderança, mas deixando claro que o
ensino e a liderança não devem ser fruto de uma busca, mas de um reconhecimento
de outros; e explica que esse cuidado deve ser tomado porque todos tropeçamos
em nossas palavras.
Na
sequência, Tiago passa a falar sobre o uso da língua e aborda o poder da fala,
tanto para destruição como para edificação. Fato que abordaremos com mais
detalhes nessa mensagem.
VERDADE TEOLÓGICA, PROPOSIÇÃO OU TEMA
A
língua tem poder sobre a vida e sobre a morte
Provérbios
18.21
sentença interrogativa
O que
determina que a língua tenha tamanho poder?
sentença de transição
Tiago nos
ensina que o poder da língua se baseia em três verdades ensinadas
simbolicamente.
I – A LÍNGUA TEM O PODER DE NOS GUIAR PARA A MORTE
OU PARA A VIDA (vv.3,4).
A. A primeira
figura que Tiago usa é a do freio na boca dos cavalos (v.3).
a. Um
cavalo indomado é um perigo para quem se aproxima dele, podendo até matar essa
pessoa, por ser muito mais forte do ela.
b. Um
cavalo domado é extremamente útil para aqueles que se aproximam dele, pois toda
a sua força está a serviço daquele que o domina.
B. A
segunda figura é a do leme das embarcações (v.4).
a. O leme
é, talvez, a menor parte que compõe uma embarcação. Porém, sem ele essa
embarcação ficaria à deriva, submissa à força das águas, podendo ser lançada
contra rochedos ou ser levada para lugares diferentes dos quais ela pretendia.
b. Também,
se o leme não estiver sob o comando de um timoneiro hábil e preparado, a
embarcação poderá ter a mesma triste sorte de uma embarcação à deriva.
C. A
língua é, na figura de Tiago, como um cavalo que precisa ser domado e colocado
sob o controle de um freio para ser útil e um leme que precisa ser usado com
habilidade pelo seu timoneiro, para que não leve à uma destruição terrível.
II – A LÍNGUA TEM O PODER DE DESTRUIR E MATAR
(vv.5-8).
A. Continuando
e ampliando seu raciocínio, Tiago aponta para a língua perversa como sendo
orgulhosa e se gabar de grandes coisas (v.5). Essa expressão de Tiago aponta
para a fala de alto-exaltação, que está sempre preocupada em mostrar o quanto é
importante e valiosa, e em como é realizadora de grandes coisas.
B. Na
sequência, ele afirma que a língua perversa é fogo e mundo de iniquidade. Ela
infecta todo o corpo e põe a vida numa condição de destruição cada vez maior.
Assim, quando a fala é usada com propósitos carnais, malignos e degradantes,
resulta num distanciamento das pessoas cada vez maior a médio e longo prazo,
porque tal fala procede do inferno.
III – A LÍNGUA TEM O PODER DE
DAR REFRIGÉRIO E ALIMENTAR PARA A VIDA (vv.9-12).
A. A
língua também tem um poder benéfico. Ela pode trazer refrigério.
a. Na
região desértica da Palestina uma das mais valiosas riquezas é a água. Por isso
Tiago compara a fala como uma fonte de água para as almas sedentas. Aquele que
usa de forma sábia a sua fala traz refrigério aos que ouvem e lhes ajuda a
recuperar as forças para a vida.
b. Assim
como o ser humano não vive se ficar mais de três dias sem beber água, também
nós precisamos de palavras de refrigério de tempos em tempos. As palavras de
nossos amigos e irmãos são muito importantes para a manutenção da nossa saúde
emocional.
c. As palavras do homem são águas profundas, mas a
fonte da sabedoria é um ribeiro que transborda. Provérbios
18:4
B. A outra
comparação que Tiago faz é com a árvore frutífera. Ela alimenta.
a. As
árvores frutíferas são bênção para a vida. Os frutos alimentam e trazem
satisfação ao paladar.
b. Assim
como os frutos das árvores são importantes para a dieta humana, também os
frutos dos lábios que confessam o nome do Senhor - Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um
sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome. Hebreus
13:15.
c. A fala
de quem teme a Deus pode trazer refrigério para a alma sedenta e força para a
que está enfraquecida.
Conclusão:
Como vimos,
a língua possui um poder muito grande, tanto para matar e destruir como para
dar vida e restaurar.
O fato
que não podemos esquecer é de que forma temos usado nossa língua. Você tem
usado sua fala como um instrumento de vida ou de morte? De destruição ou de
restauração? O teor de suas conversas visa denegrir ou honrar o seu próximo?
Ajudar ou condenar?
Com
base no que você ouviu hoje, avalie-se e tome uma postura diante de Deus, em
assumir uma posição de abençoar sempre.
Deus te
abençoe!
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