segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A Origem da Santidade

"Milhões de crentes modernos têm a impressão de que a santidade é algo que você absorve. Você pode cercar-se de uma atmosfera santa, e alguma coisa lhe acontecerá. O Senhor se aproximará de você, e você se sentirá fortalecido e capaz de retornar à sua vida normal com um senso de vigor e poder espiritual.
Esta maneira de ver as coisas explica por que a música ocupa um lugar importante em muitos encontros e igrejas evangélicas. Às vezes, os crentes utilizam a música durante mais da metade do tempo do culto. À medida que as músicas continuam a ser tocadas, as pessoas se sentem cada vez mais comovidas e elevadas. Sentem que as coisas espirituais lhes são preciosas e que o Senhor está se encontrando com elas. Sentem que o Espírito Santo está agindo entre elas, que o mundo não é atraente e que será maravilhoso estar no céu.
Escrevo isso como um homem que aprecia bastante a música e que ama o cantar os salmos, bem como qualquer hino excelente, quer tradicional, quer moderno. Mas os fatos são fatos, e não podemos negá-los. É fato que a igreja do Novo Testamento não era particularmente musical e que o cantar juntos não ocupava grande parte da sua vida. É fato que a igreja de Jesus Cristo gastou os primeiros seiscentos anos de sua vida sem instrumentos musicais. É fato que os apóstolos de nosso Senhor e os crentes da igreja primitiva ficariam confusos pelo lugar dado à música, se participassem de um culto em nossos dias. (...)
Você cresce espiritualmente porque o Espírito Santo faz as Escrituras terem impacto sobre a sua mente.
As Escrituras são a Palavra de Deus. Isto é verdade quer você lhes esteja dando atenção, quer não."
Do livro: Pregação pura e simples.
Stuart Olyott, ed. Fiel.

4 comentários:

  1. Concordo com o senhor pastor. Mesmo louvando muitos dão mais valor à música que à Palavra de Deus. Vejo aqui pessoas que saem da igreja após alguns minutos de louvor. Saem normalmente quando vai ser ministrada a Palavra. Não é crítica minha mas, para mim ouvir e meditar na palavra de Deus é buscar a intimidade com o Deus Todo Poderoso que quiz ser pai.

    ResponderExcluir
  2. Concordo pastor. Como sempre venho beber algo aqui, sempre aproveitando a sabedoria do meu pastor ainda tão distante. Não é crítica minha pastor, não me vejo em condições de criticar face à minha conversão tão recente mas, vejo aqui pessoas que se entregam muito durante as músicas, chegam a ir as lágrimas mas assim que inicia-se a ministração da Palavra retiram-se da igreja. ouvir a palavra de nosso deus, meditar sobre ela, entrar em oração para mim é buscar cada vez mais a intimidade com o Deus todo Poderoso que quiz ser mais que nosso Deus, mais que o Todo Poderoso, porque ELE É, mas quiz ser Pai. Glória a nosso deus por isso.

    ResponderExcluir
  3. Não vejo como buscar a santidade senão na vida diária. Claro as muscas são parte integrante mas para mim não o mais importante. Vejo aqui pessoas que após as músicas, o louvor que Deus é único merecedor se retiram da igreja quando vai ser ministrada a Palavra. posso estar totalmente enganado, face a minha conversão tão recente e de uma forma que muitos não acreditam mas, ouvindo e meditando a Palavra de nosso deus, entrando em oração, buso e sinto a intimidade de um Deus td Poderoso que quiz ser Pai.

    ResponderExcluir
  4. Para mim pastor que mais uma vez bebo tua sabedoria aqui, a Palavra do Senhor é fonte de toda santidade. podemos ser santos pq nosso Deus Todo Poderoso quis ser nosso pai. Ouvir e meditar a Palavra de Deus, entrar em oração, mesmo quando isso é quase impossível, é entrar em intimidade com Aquele que tudo sendo, se fez o menor e que por amor me resgatou de uma forma tremenda, se colocando no meu lugar e pagando o preço que eu jamis poderia. cada vez que entro em oração, as lágrimas de amor e gratidão vem, ao pensar em tamanho amor. As músicas por mais belas que sejam para mim jamais substituirã a Palavra de Nosso deus. São parte integrante sim, mas não o mais importante. E penso que santidade não encontramos em lugar, encontramos vigiando nossos passos, nossos pensamentos, nossos atos. Buscar a santidade é viver nesse mundo, mas na presença do Altíssimo.

    ResponderExcluir