quinta-feira, 21 de abril de 2011

A falibilidade do conceito do sono da alma

O texto que segue abaixo é fruto de uma resposta dada a uma amiga, mestranda em teologia e que foi questionada acerca do dogma adventista do sono da alma. Como ela, acredito que mais pessoas tenham essa dúvida e por isso decidi postar essa breve matéria. Caso concorde ou discorde de mim deixe seu parecer em um comentário.
Deus te abençoe. 

Querida, com todo o respeito, acredito pia e convictamente que seu professor doutor está enganado. O dogma do sono da alma é uma criação dos Adventistas do Sétimo Dia, mas que não tem respaldo bíblico. 
O argumento dos Adventistas se baseia nos textos em que a Escritura se refere aos que "dormem no Senhor" (Sl 76.5; Dn 12.2; 1Ts 4.13,15; 1Ts 5.17)  . Entretanto, é importante prestar atenção no fato de que todas as vezes em que a Escritura usa essa expressão ela está se referindo ao corpo e não à alma. Sendo assim, o termo "os que dormem no Senhor" trata-se de um eufemismo e é usado para substituir o termo mais pesado: "os mortos no Senhor".
Porém, a Escritura, quando se refere à alma mostra-a plenamente consciente. 
Alguns poderiam dizer que esse pensamento não se fundamenta porque apenas o texto do rico e Lázaro (Lc 16.19-31) ensina isso e não devemos fundamentar uma doutrina com base em um único texto bíblico. Mas, isso não é verdade; há vários outros textos bíblicos que ensinam que a alma fica consciente após a morte física. 
Vejamos por exemplo Apocalipse 7.9-14, que ensina-nos acerca de uma multidão de mártires da grande tribulação diante do trono de Deus clamando ao Senhor. Pergunta: como uma alma inerte pode clamar? 
Paulo também tinha certeza de que, ao partir estaria junto de Jesus (Fp 1.23). Como ele teria essa certeza se a sua alma fosse ficar inerte?
Jesus prometeu ao ladrão na cruz que naquele dia eles estariam juntos no Paraíso, mas como esse ladrão teria certeza do cumprimento da promessa de Jesus se a sua alma estaria dormindo? E qual a diferença entre o paraíso e o inferno se as almas não têm consciência de onde estão?
Na verdade, o dogma Adventista do "sono da alma" não se sustenta na Bíblia e os doutores de teologia de hoje fundamentam suas teses muito mais em filosofia teológica do que na Escritura Sagrada.
Ah sim, acerca do por que os que estão em Cristo subirão é porque as almas dos santos virão do céu para retomarem os seus corpos das sepulturas e que desta feita em diante serão glorificados (1Co 15.51,52)..
Em poucas palavras espero ter podido contribuir para dirimir a sua dúvida acerca desse tema.
Deus te abençoe e grande abraço.
Amo muito vocês.

Do amigo,
Pr. Ioséias.

Um comentário: