segunda-feira, 14 de março de 2011

COMO FALAR EM PÚBLICO

A APRENDIZAGEM TEÓRICA.
Uma das necessidades mais prementes para o pregador da Bíblia é o conhecimento das técnicas de comunicação. Afinal, de nada adianta possuir uma mensagem de suma importância e não saber como transmiti-la.
Para ser eficiente na comunicação do Evangelho é fundamental que o pregador busque conhecer e se aprimorar na teoria da comunicação.
A teoria da comunicação se ocupa com os efeitos, origens e funcionamento do fenômeno da Comunicação Social em seus aspectos tecnológicos, sociais, econômicos, políticos e cognitivos.
Os estudos em Comunicação Social começaram com a crescente popularização das tecnologias midiáticas e seu uso durante as experiências totalitárias da Europa. Em sua primeira fase, concentraram suas atenções sobre as mensagens da mídia e seu efeito sobre os indivíduos; na segunda, enfatizaram o processo de seleção, produção e divulgação das informações através da mídia.
Definição de comunicação:
Para Colin Cherry, comunicação significa "compartilhar elementos de comportamento ou modos de vida, pela existência de um conjunto de regras".

Berlo, entende comunicação "como sendo o processo através do qual um indivíduo suscita uma resposta num outro indivíduo, ou seja, dirige um estímulo que visa favorecer uma alteração no receptor por forma a suscitar um resposta".
Abraham Moles, define comunicação "como o processo de fazer participar um indivíduo, um grupo de indivíduos ou um organismo, situados numa dada época e lugar, nas experiências de outro, utilizando elementos comuns".
As três definições têm em comum o fato de que a comunicação envolve, no mínimo, duas pessoas e visa gerar uma resposta do receptor no que concerne ao que lhe está sendo transmitido. Portanto, para que a comunicação seja eficiente é necessário que haja um conhecimento do receptor e também das técnicas adequadas de comunicação.
Também é importante conhecer os conceitos de comunicação para um aprofundamento no tema. Aqui analisaremos seis conceitos ensinados pelo prof. Eufrasio Prates, da Faculdade de Comunicação da Universidade Católica de Brasília.
1. Conceito Etimológico

Comunicação vem do latim communis, comum, dando idéia de comunidade.
De acordo com o Padre Augusto Magne, comunicar significa participação, troca de informações, tornar comum aos outros idéias, volições e estados d’alma.
Esse conceito preza o fato das pessoas poderem entender umas às outras, expressando pensamentos e até mesmo unindo o que está isolado, o que está longe da comunidade.
2. Conceito Biológico
Nesse conceito, a comunicação é relacionada com a atividade sensorial e nervosa do ser humano.
É através da linguagem que é exprimido o que se passa em seu sistema nervoso.
Segundo Wilbur Schramm, a comunicação segue a seguinte ordem: primeiro a coleta de informações pela atividade nervosa, a armazenagem, a disposição da informação, a circulação das mesmas para os centros da ação e o preparo de ordens que resultam no envio de mensagens.
Um conceito parcial, pois a comunicação não se resume a impulsos nervosos. Existe, por exemplo, o lado emocional que contribui para a formulação das idéias. A inteligência emocional é parte biológica do ser humano, uma vez que sentimentos como ira e alegria alteram batimentos cardíacos, influenciando pensamentos e reformulando informações.
3. Conceito Pedagógico
A comunicação é uma atividade educativa que envolve troca de experiências entre pessoas de gerações diferentes, evitando-se assim que grupos sociais retornem ao primitivismo.
Entre os que se comunicam, há uma transmissão de ensinamentos, onde modifica-se a disposição mental das partes envolvidas.
Pedagogicamente, é essencial que a educação faça parte de uma comunidade, para que os jovens adaptem-se à vida social, sem que cometam erros do passado.
4. Conceito Histórico
Baseada na cooperação, a comunicação no conceito histórico funciona como instrumento de equilíbrio entre a humanidade, neutralizando forças contraditórias. Desse ponto de vista, o conceito propicia o resgate diacrônico imprescindível ao avanço do homem em direção ao futuro.
Não fossem os meios de comunicação, ampliando as possibilidades de coexistência mais pacífica entre os homens, estes já estariam extintos em meio às disputas por poder.
E não menos importante que os conceitos anteriores, a comunicação atua na forma de sobrevivência social e no fundamento da existência humana.
5. Conceito Sociológico
O papel da comunicação é de transmissão de significados entre pessoas para a sua integração na organização social.
Os homens têm necessidade de estar em constante relação com o mundo, e para isso usam a comunicação como mediadora na interação social, pois é compreensível enquanto código para todos que dela participam.
Além desse aspecto, os sociólogos entendem a comunicação como fundamental nos dias de hoje para o bom entendimento da sociedade e na construção social do mundo.
Quanto mais complicada se torna a convivência humana, mais se faz necessário o uso adequado e pleno das possibilidades de comunicação.
6. Conceito Antropológico
A tendência predominante em alguns estudos da Antropologia é a de analisar a comunicação como veículo de transmissão de cultura ou como formador da bagagem cultural de cada indivíduo.
Esse é um assunto de grande importância, haja vista o surgimento da cultura de massa neste século XX, transformando as formas de convivência do homem moderno. Tanto que, dentre as principais teorias da comunicação de massa, encontramos a Teoria Culturológica, desenvolvida por Edgar Morin.
Os antropólogos e comunicólogos não devem esquecer que sem o desenvolvimento da comunicação, não se poderia estudar o homem em suas origens.

O conhecimento desses conceitos de comunicação podem nos ajudar em muito no que concerne à transmissão do Evangelho.
Sabedores de que a comunicação envolve uma interação integral do ser com o mundo e as pessoas que o cercam podemos aprimorar nossa técnica a partir do conhecimento teórico.

Pastor Ioséias.


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_comunica%C3%A7%C3%A3o
http://www.univ-ab.pt/~bidarra/hyperscapes/video-grafias-292.htm
http://www.univ-ab.pt/~bidarra/hyperscapes/video-grafias-319.htm

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