quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Razão versus emoção não, razão filha da emoção sim.

A razão enlouquece, mas a emoção enriquece.

Viaje na poesia da Palavra de Deus e se emocione com o que os racionalistas chamam de loucura do evangelho.

A arte faz bem à alma porque sonha com o que não existe e projeta o impossível e por isso ela se parece tanto com a fé. Já o racionalismo se prende à mediocridade desse mundo e não consegue conceber nada além daquilo que pode ver. Contudo me pergunto: quem é louco? Aquele que tem uma perspectiva ampla do pensamento, racional e imaginativo, ou o escravo de uma fixação por uma única forma de pensar?

É importante frisar que tudo aquilo que a razão provou começou com uma suposição imaginativa. Portanto, quem depende de quem?

Não há descoberta científica que não tenha sido fruto de uma suposição imaginativa ou do acaso. A razão nasce da emoção e não o contrário.

Razão sem emoção é filha sem mãe. Órfã, entregue às agruras de uma existência sem proteção, apoio ou amor. Sem um seio que a amamente. A razão se alimenta da emoção e cresce sempre mais forte quando a sua mãe está por perto, cuidando dela.

Como dizia G. K. Chesterton, poetas não enlouquecem, mas jogadores de xadrez e matemáticos sim. A saúde da razão está na emoção. Chesterton afirma que os homens devem duvidar de si mesmos e jamais da verdade, mas os homens de hoje estão seguros de si e duvidosos da Verdade. Devíamos duvidar mais de nós mesmos e menos da Verdade, pois quando duvidamos de nós então vamos buscar sempre mais da Verdade e quando estamos seguros de nós mesmos nos acomodamos com a mediocridade do que já sabemos.

Sendo assim, cultive sua vida emocional e não negocie o inegociável. Você pode duvidar até de si mesmo, mas jamais deve duvidar da Verdade.

Pastor Ioséias Carvalho Teixeira.

2 comentários:

  1. O EVANGELHO PODE ATÉ SER CHAMADO PELOS RACIONALISTAS DE LOUCURA, MAS É UMA LOUCURA QUE NOS LEVA A UMA VIAGEM IMPRESSIONANTE E QUE NO FINAL NOS LEVA A VIDA ETERNA.
    SE TUDO QUE A RAZÃO PROVOU, COMEÇOU COM UMA SUPOSIÇÃO IMAGINATIVA, COMO NEGAR O VALOR DA EMOÇÃO? EM HEBREUS DIZ QUE A FÉ É ACREDITAR NAQUILO QUE NÃO SE VÊ, OU SEJA A EMOÇÃO FAZ PARTE DESTE PROCESSO.
    VEJO REALMENTE QUE A RAZÃO DEPENDE DA EMOÇÃO, POIS A EMOÇÃO NOS LEVA A VERDADE, E DELA NÃO PODEMOS DUVIDAR.
    SE PARA ELES O EVANGELHO É IRRACIONAL, ENTÃO PREFIRO SER IRRACIONAL E SER SALVO DO QUE SER RACIONAL PERDIDO.

    ELIAS LOPES 2º ANO / CEFORT.

    ResponderExcluir
  2. Colocamo-nos na posição de sonhadores, porque estamos a contemplar uma arte criada pelo Altíssimo e nos leva a acreditar em algo que não podemos ver mas sim ter a convicção que alcan çaremos. Se isto é loucura eu me considero louco, porque se o meu pensamento estiver baseado somente na vida terrena, serei o mais miserável de todos os homens. Quando temos a razão a verdade dscredenciamos todo egocentrismo umano, isto torna nossa caminhada muito mais emocionante e estabilizada.
    Clesio Faria 2º Ceforte

    ResponderExcluir