Seminário de EBD CETEMIT 2018
Palestra para professores de adultos
Palestra para professores de adultos
A importância da EBD.
O pastor Renato Vargens deu a seguinte declaração: “em minhas viagens pelo Brasil, pregando o evangelho, sempre pergunto aos pastores como vai a Escola Bíblica e a resposta é sempre a mesma, isto é, pouca gente interessada. Na verdade, excluindo as igrejas no interior, boa parte das igrejas no Brasil tem tido uma assiduidade de menos de 40% de participantes”.
Diante da declaração do pastor Renato sobre a “exceção”, o que tem gerado essa queda na frequência da EBD nas igrejas não interioranas? (ouvir os irmãos).
Em sua opinião, como tem sido o ensino na sua igreja?
E o que você tem se proposto a fazer a respeito?
Lembre-se: Não é preciso ser o líder para se assumir o compromisso de dedicação ao ensino de qualidade. Jesus não fazia parte do colegiado de líderes de Israel, mas o seu ensino era de “quem tem autoridade e não como os escribas” (Mt 7.29).
Nós não estamos aqui para encontrar culpados, mas soluções para as dificuldades da EBD em nossas igrejas.
O que faria a EBD ser atrativa para os irmãos?
Mudança de dia da semana?
Investimento em tecnologia?
Capacitação dos professores?
Conscientização da igreja mediante atividades que visem estimular o aprendizado?
O pastor Renato Vargens deu a seguinte declaração: “em minhas viagens pelo Brasil, pregando o evangelho, sempre pergunto aos pastores como vai a Escola Bíblica e a resposta é sempre a mesma, isto é, pouca gente interessada. Na verdade, excluindo as igrejas no interior, boa parte das igrejas no Brasil tem tido uma assiduidade de menos de 40% de participantes”.
Diante da declaração do pastor Renato sobre a “exceção”, o que tem gerado essa queda na frequência da EBD nas igrejas não interioranas? (ouvir os irmãos).
Em sua opinião, como tem sido o ensino na sua igreja?
E o que você tem se proposto a fazer a respeito?
Lembre-se: Não é preciso ser o líder para se assumir o compromisso de dedicação ao ensino de qualidade. Jesus não fazia parte do colegiado de líderes de Israel, mas o seu ensino era de “quem tem autoridade e não como os escribas” (Mt 7.29).
Nós não estamos aqui para encontrar culpados, mas soluções para as dificuldades da EBD em nossas igrejas.
O que faria a EBD ser atrativa para os irmãos?
Mudança de dia da semana?
Investimento em tecnologia?
Capacitação dos professores?
Conscientização da igreja mediante atividades que visem estimular o aprendizado?
Os saberes que o professor de EBD necessita.
Entender a sua missão e a exigência dela – Cl 1.28,29; Rm 12.7.
Estabelecer objetivos claros sobre o que eu quero que o meu aluno saiba ao final da aula.
O professor precisa saber dos três “Cs” da excelência na vida:
Conteúdo – Ter real e profundo conhecimento do que vai ensinar.
Constância – Estar preparado sempre e presente mesmo que não vá ensinar.
Congruência – Viver em conformidade com aquilo que ensina para ter credibilidade.
É preciso desenvolver o hábito da leitura.
Uma boa estratégia para isso é estabelecer metas diárias tangíveis e cumpri-las.
Comunicação eficaz – Comunicação eficaz não acontece quando eu falo, mas quando o outro me entende.
Conhecer os alunos e suas experiências e partir sempre daquilo que eles conhecem como base para o que precisam aprender de novo.
Desenvolver a habilidade de fazer perguntas e promover a participação dos mesmos.
Fazer os alunos recapitularem o conteúdo ensinado e conduzi-los à aplicação no seu cotidiano.
Entender a sua missão e a exigência dela – Cl 1.28,29; Rm 12.7.
Estabelecer objetivos claros sobre o que eu quero que o meu aluno saiba ao final da aula.
O professor precisa saber dos três “Cs” da excelência na vida:
Conteúdo – Ter real e profundo conhecimento do que vai ensinar.
Constância – Estar preparado sempre e presente mesmo que não vá ensinar.
Congruência – Viver em conformidade com aquilo que ensina para ter credibilidade.
É preciso desenvolver o hábito da leitura.
Uma boa estratégia para isso é estabelecer metas diárias tangíveis e cumpri-las.
Comunicação eficaz – Comunicação eficaz não acontece quando eu falo, mas quando o outro me entende.
Conhecer os alunos e suas experiências e partir sempre daquilo que eles conhecem como base para o que precisam aprender de novo.
Desenvolver a habilidade de fazer perguntas e promover a participação dos mesmos.
Fazer os alunos recapitularem o conteúdo ensinado e conduzi-los à aplicação no seu cotidiano.
Didática utilizada na EBD.
Entender as práticas da educação:
Intencional – Influências com intenção e objetivos definidos conscientemente; envolve métodos, técnicas, lugares e condições específicas prévias criadas para gerar ideias, conhecimentos, atitudes e comportamentos.
As formas de educação intencional podem ser:
Formal – a educação formal é aquela que é sistemática, ordenada e planejada; realizada na EBD, escolas, faculdades, cursos, seminários, igrejas, etc.
Não formal – a educação não formal é aquela que se dá fora do ambiente institucional. Ela acontece por meio da socialização do indivíduo com movimentos sociais, meios de comunicação em massa e está ligada a experiência de vida da pessoa.
Entender as práticas da educação:
Intencional – Influências com intenção e objetivos definidos conscientemente; envolve métodos, técnicas, lugares e condições específicas prévias criadas para gerar ideias, conhecimentos, atitudes e comportamentos.
As formas de educação intencional podem ser:
Formal – a educação formal é aquela que é sistemática, ordenada e planejada; realizada na EBD, escolas, faculdades, cursos, seminários, igrejas, etc.
Não formal – a educação não formal é aquela que se dá fora do ambiente institucional. Ela acontece por meio da socialização do indivíduo com movimentos sociais, meios de comunicação em massa e está ligada a experiência de vida da pessoa.
Não intencionais – influências do contexto social e do meio sobre o indivíduo. Correspondem a processos de aquisição de conhecimentos, experiências, ideias, valores, que não estão ligados especificamente a uma instituição.
Processo de ensino e aprendizagem na educação cristã.
Atividades de ensino – Conteúdo e mensagens, experiências de vida e situações de aprendizagem.
Objetivos educativos – mudanças que esperamos no aluno:
Cognitivas – desenvolvimento das habilidades de conhecimento.
Afetivas – desenvolvimento das habilidades emocionais.
Motoras – desenvolvimento das habilidades físicas como, por exemplo, manusear corretamente a Bíblia.
Reabilitação – desenvolvimento de habilidades esquecidas.
A educação cristã visa a transformação progressiva do crente como um todo: caráter, motivação, valores, atitudes...
Eu posso te ensinar a saber, mas como te ensinar a viver? Resposta está no exemplo de Jesus (Mc 3.13). Estar junto, ensinar a viver pelo modelo pessoal.
Atividades de ensino – Conteúdo e mensagens, experiências de vida e situações de aprendizagem.
Objetivos educativos – mudanças que esperamos no aluno:
Cognitivas – desenvolvimento das habilidades de conhecimento.
Afetivas – desenvolvimento das habilidades emocionais.
Motoras – desenvolvimento das habilidades físicas como, por exemplo, manusear corretamente a Bíblia.
Reabilitação – desenvolvimento de habilidades esquecidas.
A educação cristã visa a transformação progressiva do crente como um todo: caráter, motivação, valores, atitudes...
Eu posso te ensinar a saber, mas como te ensinar a viver? Resposta está no exemplo de Jesus (Mc 3.13). Estar junto, ensinar a viver pelo modelo pessoal.
Considerações finais.
Valorize a EBD na sua igreja – fale do que há de bom nela e não das ausências ou dificuldades.
Invista em você e no seu crescimento. As pessoas querem estar com quem pode lhes passar algo importante.
Planeje como pretende impactar a vida dos seus alunos por meios intencionais formais e não formais.
Valorize a EBD na sua igreja – fale do que há de bom nela e não das ausências ou dificuldades.
Invista em você e no seu crescimento. As pessoas querem estar com quem pode lhes passar algo importante.
Planeje como pretende impactar a vida dos seus alunos por meios intencionais formais e não formais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário