sábado, 21 de outubro de 2017

CARACTERÍSTICAS DE UM HOMEM DE HONRA.

Texto: 2 Reis 5.1-19

INTRODUÇÃO:
Naamã tinha muitas honras por ser um guerreiro valente e que havia dado muitas vitórias ao seu povo. Isso fez dele um homem admirado inclusive pelo seu rei. Porém este herói fora acometido com uma lepra que lhe trazia sofrimento e dor.
Mas, uma jovem cativa com um coração amoroso não retribuiu mal por mal e avisou à esposa de Naamã que Deus poderia curá-lo através do seu servo. A esposa de Naamã contou isso ao seu marido e ele fez tudo o que estava ao seu alcance para obter a cura tão desejada.
Esta história tem princípios bíblicos valiosos que podemos aplicar a nós hoje e, no tema e no texto que me foram propostos, pretendo fazê-lo.
Que o Senhor nos abençoe.

1. Homens de honra sempre têm um porém...
    a. Honra é boa reputação, distinção, privilégio, homenagem dada a alguém pelas suas boas qualidades ou talentos.
     b. “Porém leproso”. Essa expressão coloca Naamã em pé de igualdade com todos os homens.
Todos temos algo em nossa natureza que enfeia o nosso caráter, que nos mancha e que temos profunda vergonha de mencionar - Rom 3:23: "pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,".

2. Homens de honra reconhecem suas limitações e buscam superá-las com quem pode ajudá-los.
     a. Todo homem sábio quer ser sarado e busca todos os meios legítimos para isso.
     b. O guerreiro valente, Naamã, ouviu uma jovem que lhe deu esperanças de se ver livre da sua lepra e utilizou os recursos que possuía para buscar a sua restauração.
          *Foi ao rei e pediu apoio - v. 4.
          *Investiu recursos - 350 kg de prata, 72 kg de ouro e 10 peças de roupas finas e caras para honrar aquele que o abençoasse. (v. 5).
      c. O desespero do rei de Samaria deixou claro para Naamã que ele não podia lhe dar ajuda - (v. 6,7). Mas Eliseu, o servo de Deus que podia ajudar, mandou Naamã ir ter com ele para que se provasse diante dos Sírios que havia profeta em Israel (v. 8).

3. Homens de honra têm amigos sábios que o ajudam a obedecer, reforçando a Palavra de Deus para eles.
     a. Naamã foi à  casa de Eliseu com toda pompa social que possuía e esperava ser recebido por Eliseu e que esse se dobrasse diante dele e lhe fizesse um sinal milagroso (v.9).
     b. O Senhor, porém, estava ensinando a Naamã que ele era um doente precisando de ajuda e não um superior que exige serviços.
     c. Muitos ainda hoje se encontram como Naamã. Pensam que pelo valor do seu dízimo, pelo seu cargo eclesiástico, sua posição social, podem se impor aos outros e até mesmo a Deus esperando que as suas expectativas sejam atendidas.
     d. Naamã se sentiu ofendido com Eliseu não o haver recebido e por mandar que ele se lavasse no Jordão, então decidiu ir embora (v.10-12).
     e. Mas seus servos, homens (amigos) fiéis o fizeram refletir sobre a tolice de sua atitude e ele decidiu obedecer e acabou plenamente curado pelo Deus todo poderoso (v. 13,14).
     f. Por decidir obedecer Naamã experimentou o milagre e recebeu a salvação, pois se converteu ao Eterno Deus (v.15-19).

CONCLUSÃO
Reflexão pessoal:
Meu irmão e amigo, você tem consciência do seu “porém”?
Está desejoso de ser sarado por Deus?
Está decidido em investir tempo e recursos para se ver plenamente restaurado?
Então:
Decida andar com pessoas que te ajudam a pensar e ouça-as.
Escolha sempre obedecer a palavra de Deus na boca do seu profeta, mas antes certifique - se de que é um profeta de Deus e não alguém desesperado por comodidade. Os “reis” estão sempre prontos para receber os teus recursos, mas não para te ajudar com o teu problema.
Profetas não estão interessados no que você pode lhes dar, mas em que você obedeça a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário